Vender nunca foi uma atividade fácil: em geral, sempre houve concorrência e a necessidade de conquistar o consumidor. Porém, o que torna esta atividade mais desafiadora é o fato de muitas pessoas acharem que sabem vender, mas, na verdade, estão utilizando técnicas ultrapassadas.
Vender também precisa ser visto como estratégia. Por isso, para ajudar vocês a pensarem estrategicamente sobre o processo de vendas, deixamos aqui três dicas:
1) Pratique a escuta ativa e identifique exatamente o que o cliente precisa no momento
O verdadeiro papel do vendedor não é forçar o cliente a comprar um produto que ele não quer, mas diagnosticar o que ele precisa. Ele precisa ganhar o cliente com uma experiência positiva e com honestidade, passando a mensagem de que, para ele, ele (o cliente) é mais importante do que fechar a venda a qualquer custo. Como conseguirá fazer isto? Estando 100% presente com o cliente e ouvindo exatamente o que ele precisa para saber como ajudar.
2) O valor é sempre mais importante que o preço
Mostrar ao cliente o que ele vai ganhar no final comprando aquele produto/serviço e o quanto isso vai facilitar a vida dele dali pra frente, faz com que o cliente perceba o valor (ou benefícios) que ele ganha comprando e ainda sem questionar preço ou pedir descontos. No final, o preço se torna um fator menos importante, ou até mesmo irrelevante.
3) Proteja seu cliente, o seu ativo mais importante
O vendedor não deve se apegar a produtos e serviços, mas manter o foco no cliente, em suas necessidades, acompanhando suas mudanças. Deve preservar, proteger e servir seu cliente, mesmo que para isso ele tenha que abrir mão de seus produtos e serviços atuais e ir buscar coisas novas no mercado para atendê-lo, ampliando a sua área de atuação e melhorando e ampliando possibilidades.
Vamos pensar mais fora da caixa para entendermos de quais formas mais estratégicas podemos melhor atender nossos clientes? Contem conosco para essa contribuição!