Sabão de coco é ótimo para lavar roupas, lavar a casa, lavar a louça! Mas não é bom para a nossa pele e cabelos. E por qual motivo seria bom para a pele e pelos dos nossos pets?
Apesar de dar um resultado aparentemente bom no início, principalmente em animais de pelo branco, lavar o cachorro com sabão de coco não é nada benéfico para a saúde desse animal.
Segundo as mais recentes pesquisas, a pele dos cachorros tem o pH que vai do neutro ao alcalino, em torno de 6.3 a 7.5, o que não agrada em nada as bactérias. O sabão de coco tem um pH de 10.00 a 12.00, extremamente alcalino. Inclusive, você pode conferir na foto do teste que fizemos usando a fita reativa para medir o pH do sabão submergido numa solução de água misturada com um pedaço dele. Ao usar este tipo de sabão para banhar o pet, o pH da pele dele elevará a ponto de torná-la um ambiente muito propício para que as bactérias se proliferam causando infecções bacterianas, ressecamento da pele do cachorro, coceira, opacidade da pelagem, alergias e irritação. Por estes motivos que sempre indicamos o uso de produtos adequados e específicos para o banho dos pets, uma vez que as indústrias investem alto em pesquisa, inovação e desenvolvimento de produtos justamente por darem muita atenção ao equilíbrio do pH de seus shampoos, condicionadores e hidratações, por exemplo.
É importante destacar que alterações no pH da pele do animal, por menor que sejam, podem resultar em manifestações clínicas, muito comuns quando usados produtos inadequados na hora do banho. Por isso ressaltamos o quanto é importante utilizar shampoo específico para pet e não o de uso humano e infantil, pois o pH é totalmente diferente. Assim, você consegue manter essa característica fisiológica tão importante, proporcionando mais saúde e o bem-estar ao animal. Afinal, é isso que queremos, não é mesmo?